O tenho que conseguir

  • Ir para Las Vegas com o marido
  • Fazer Ioga
  • Estudar Hindi
  • Ser mãe em 2013
  • Emagrecer 16Kg

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Nome de casada, e agora?

Quando me casei, meu nome recebeu o sobrenome do meu marido. E agora??? Como é que eu vou fazer pra alterar os meus documentos??

Alterar o nome de solteira para o nome de casada dá um trabalhão e gasta um dindin!

O que fazer?

- Para alterar o CPF
É só ir até uma agência do Correios com seu CPF com nome solteira e solicitar uma alteração cadastral. Vc paga uma taxa baratinha no Correios e pronto. Demora aproximadamente 40 dias úteis para receber o seu CPF novo no endereço da sua residência.




- Para alterar a Carteira Nacional de Habilitação
Primeiro é preciso realizar agendamento para o atendimento através do site do Detran. Depois você precisa pagar o DUDA no valor de R$ 85,35. Eu paguei o meu no banco Itaú. Depois é só comparecer no dia e horário agendado no posto selecionado com a Carteira Nacional de Habilitação antiga, Carteira de Identidade e o DUDA pago. Este documento fica pront rapidinho, mais ou menos uma semana.




- Para alterar a Carteira de Identidade
Proceder da mesma maneira que Carteira Nacional de Habilitação e no dia levar os mesmos documentos mais a Certidão de Casamento e uma xerox. Também fica pronto rapidinho.
Informe-se na sua cidade como fazer o documento já no formato novo, que se chama RIC (Registro de Identificacão Civil). Neste documento que tem um chip estarão todas as suas informaçnoes cadastrais, identidade, CPF, título de eleitor, foto e impressões digitais. Este novo modelo estará disponível a partir de novembro de 2010. O meu ficou no modelo velhinho mesmo! : (




- Passaporte
O passaporte que ainda estiver dentro da validade pode ser utilizado mediante a apresentação da Certidão de Casamento. Mas se você precisar renovar o seu passaporte, como foi o meu caso, você deverá agendar o atendimento no site da Polícia Federal. No site tem todas as orientações bem explicadas. Vc deverá imprimir a guia de RGU e pagar na boca do caixa para que tenha autenticação mecânica (isso não é informado no site e é super importante não pagar pela intenet!). É preciso levar todos os documentos originais: Documento de identidade com foto, CPF, Título de Eleitor com os dois últimos comprovantes de votação, Certidão de Casamento (com xerox) e o passaporte antigo que será invalidado. O passaporte também fica pronto bem rapidinho. O problema é só o agendamento.




- Vistos
Se você tiver algum visto válido com o seu nome de solteira e alterou o passaporte para o nome de casada é só você viajar com o seu passaporte antigo com o nome de solteira onde consta o visto válido + o passaporte novo com o nome de casada + certidão de casamento original e uma cópia. Depois quando seu visto vencer é só proceder normalmente para emitir o visto em qualquer consulado.




- Título de Eleitor
É só se dirigir a qualquer cartório eleitoral e solicitar a alteração e apresentar a Certidão de Casamento e uma cópia. O título é entregue na hora.




Espero ter contribuído com as informações e ajudar muitas mulheres recém-casadas assim como eu!

Beijos

9 comentários:

Araptes disse...

Oi!!!
Estava com as mesmas dúvidas pois não sei se vou alterar o nome! Você procurou saber se é preciso também para diplomas, cursos, e etc...da vida profissional?
Obrigada,
Araptes

Rachel disse...

Já conhece www.iloveshopping.com.br! Eu amo compras assim como você. Esse blog de tendências e os preços da loja virtual são simplesmente maravilhosos!!!

Vitoria Portes disse...

ai quanta coisaaaa, que trabalhão, mas vale a pena! hehehe

Michelle Antelo disse...

Oi, Carla. Tudo bem? Não sei se vc ainda tem esse blog, mas queria mtooo a sua ajuda com relação à David´s Bridal. Quero comprar meu vestido lá, mas estou cheia de dúvidas. Me ajuda, por favor? Se puder, me manda um email: michelleantelo@gmail.com Muito obrigada!!! Beijos!!!

Katia Bonfadini disse...

Oi, Carla!!!! Amei a sua oferta sobre comida indiana!!! Que tal participar do BONFA CONVIDA e compartilhar uma ou duas receitas com os leitores? Se você tiver algumas fotos de pratos que já preparou, melhor ainda!!!!! Eu amo essa culinária!!!! Ah, seu blog é bem legal!!!!! Parabéns!!!! Beijos e muito obrigada!!!!

Sylvia disse...

Carla, voce tem alguma email? Queria te perguntar algumas coisas sobre alteração de documentos depois de casada, procurei no google e nao achei nada confiável. Qual tempo máximo para trocar os documentos?E passaporte? independente do tempo, dá pra viajar com ele no nome de solteira?Bjs!!

Família Berté disse...

Eu fui até o Detran com a cópia da minha certidao de casamento e eles nao alteraram a minha nova carteira de habilitacao. Só alteram se o R.G. estiver com o novo nome. Portanto meninas nem percam tempo... Se o RG nao estiver com o novo nome nenhum outro órgão consegue emitir uma segunda via com o nome diferente do RG. Primeiro alterem o RG e depois procurem alterar carteira de motorista, passaporte e título...

Débora disse...

Ola! Adorei suas dicas!
Depois de 3 anos de casada tomei vergonha na cara e estou trcando meus Documentos. 1° foi o RG. Pntem alterei a carteira de Trabalho e o CPF, agor tenho que trocar o Titulo de Eleitor ,esse que estou com duvidas, queria saber se tem que pagar uma Taxa. Ontem fui trocar o CPF tive que pagar 5,70 para ele ser num papel sulfite agora! fiquei revoltada!!
Estou fazendo tudo isso pq estou tirando o passaporte. Eu preenchi os dados ainda com o nome de solteira ja paguei, esta marcado para agosto, fui perguntar na Policia Feferal se teria algum problema nisso, me disseram que não, que era so pagar e depois levar os doc. alterados. Mesmo assim tenho medo rsrsrs
Beijos

Cristina Miranda-Christensen disse...

Muito obrigada pela informacao! Soh uma perguntinha....qual a cidade vc fez sua habilitacao? Sera que todos os lugares eh rapido?