O tenho que conseguir

  • Ir para Las Vegas com o marido
  • Fazer Ioga
  • Estudar Hindi
  • Ser mãe em 2013
  • Emagrecer 16Kg

sábado, 15 de agosto de 2009

Dia da Independência da Índia


Sim, hoje dia 15 de Agosto é o dia em que a Índia celebra os 62 anos da sua independência da colonização Britânica. Coincidentemente, hoje também é niver do meu sogro, que é Indiano... motivo de dupla comemoração!!!

Esta conquista contou com o apoio do líder Mahatma Gandhi, que pregava a resistência a dominação e a luta contra os Britânicos por meio da não-violência e da desobediência civil.

A ação de Gandhi consistia em desobedecer as leis inglesas sem se importar em sofrer as conseqüências do ato, em boicotar os produtos ingleses, em fazer greves de fome para que hindus e muçulmanos deixassem de lado as divergências religiosas e se unissem em favor da causa comum: a independência. Sua figura acabou por conquistar admiradores no mundo todo, inclusive na Inglaterra e o gandhismo inspira até hoje os movimentos pacifistas.

A Segunda Guerra Mundial, porém, enfraqueceu ainda mais a Inglaterra, de modo que ao fim do conflito era-lhe impossível manter o domínio sobre a Índia. Em 15 de agosto de 1947, a independência da Índia foi concedida.

Parabéns!!!

Nenhum comentário: